O QUE É?
A síndrome do Intestino Irritável ou Síndrome do Cólon Irritável, ou simplesmente Cólon Irritável, é uma das doenças mais freqüentes do tubo digestório. È uma das principais causas de consulta ao Gastroenterologista. Atinge cerca de 20% a 25% da população.
QUAL A CAUSA DA SÍNDROME DO INTESTINO IRRITAVÉL?
A causa (ou causas) é desconhecida. A excessiva irritabilidade dos mecanismos nervosos locais, sobretudo ao nível do cólon. Estímulos psicológicos, inflamatórios, infecciosos podem, devido à excitabilidade exagerada das vias nervosas na síndrome do intestino irritável, desencadear uma iteratividade motora que leva as alterações do trânsito intestinal, ao desconforto e a dor.
QUAIS OS SINTOMAS DA SÍNDROME DO INTESTINO IRRITAVEL?
A dor ou desconforto do abdômen, a alteração dos hábitos intestinais (obstipação/diarréia) e a distensão abdominal, são os sintomas principais desta síndrome. A dor abdominal agrava-se com as refeições(a lista de alimentos que agravam a dor ou desconforto é extensa) e, alivia com a defecação
A ansiedade e a depressão são também fatores, por vezes, relacionados ao aparecimento dos sintomas. Geralmente depois de defecar fica a sensação de que a mesma foi incompleta,sugerindo que as fezes ainda permaneceram no intestino.A saída de muco com as fezes é freqüente.Estas queixas sobrepõem-se às queixas da Dispepsia Funcional (náusea,vômitos,empachamento.)
COMO SE FAZ O DIAGNÓSTICO?
O médico faz o diagnóstico baseando-se por um lado nas suas queixas e por outro na exclusão de doença orgânica. Para excluir uma doença orgânica, o médico, se for necessário, solicita exames especiais: hematológicos e bioquímicos no sangue, técnicas de imagem radiológicas, endoscópicas, eco gráficas, etc. Na síndrome de intestino irritável nenhum dos exames mostra alterações, todos os exames são normais.
QUAL O TRATAMENTO ?
As alterações no trânsito: Recomenda-se uma dieta rica em fibras, se a prisão de ventre é o sintoma mais importante associa-se um laxante de volume.Se a prisão de ventre ainda persistir aconselha-se adicionar um tipo de laxante.A dieta rica em fibras e os laxantes de volume podem ser úteis não apenas para corrigir a obstipação mas também a diarréia.Mas, por vezes, se a diarréia é incomodativa torna-se necessário um medicamento que se permita reduzir o número de dejeções.
A dor: Indica-se medicamentos específicos para o alívio. A investigação farmacológica é grande nesta área e novos compostos químicos capazes de bloquear os impulsos nervosos dolorosos estão sendo experimentados.
È muito provável que nos próximos anos surjam novidades que proporcionem alivio nos casos mais incomodativos.
A dieta: Com freqüência as pessoas com Síndrome do Intestino Irritável relacionam os sintomas (dor, diarréia, gases) com alguns alimentos e adotam, por si próprio, uma dieta restritiva. O médico será, também aqui, o melhor conselheiro.
A SÍDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL EVOLUI PARA DOENÇA GRAVE?
Não. Nem o câncer nem as doenças inflamatórias do intestino (Colite Ulcerativa ou Doença de Crohn) estão associadas à Síndrome do Intestino Irritável.Alguns doentes, felizmente uma minoria, exibem formas de Síndrome do Intestino Irritável mais desagradáveis, em que a dor ou a diarréia lhes pode dificultar uma boa qualidade de vida.Nestes casos a ajuda do médico é ainda mais necessária para em conjunto procurarem alívio.
A síndrome do Intestino Irritável é, por vezes, uma doença incomodativa, desagradável, difícil de suportar, que leva quem sofre a peregrinação de médico em médico, de medicina alternativa em medicina alternativa, a experimentar dezenas de medicamentos e técnicas, a gastar em exames, à procura de uma cura que ainda ninguém conhece. No entanto, o prognostico é bom.A síndrome do Intestino Irritável não evoluiu para nenhuma doença maligna, nem diminuiu a expectativa de vida.
Na maior parte dos casos as queixas são ligeiras e aliviam com uma dieta rica em fibras e um estilo de vida mais tranqüilo, permitindo um convívio com a doença quase sempre confortável.
OUTRAS DOENÇAS FUNCIONAIS DO INTESTINO
O Síndrome do Intestino Irritável e as outras doenças funcionais do intestino (Distensão Abdominal Funcional, Obstipação Funcional ou prisão de Ventre Funcional, Diarréia Funcional a que podemos juntar a Síndrome de Dor Abdominal Funcional ou Síndrome da Dor Abdominal Crônica Benigna, e ainda doenças funcionais anorretais) afetam uma grande percentagem da população do mundo acidental.
São doenças de causas desconhecidas, intermitentes e benignas, geralmente sem grandes conseqüências, mas, por vezes, o alívio dos sintomas e uma boa qualidade de vida torna-se difícil de atingir-se.
Nas doenças denominadas funcionais todos os exames que solicitamos(análises do sangue, Rx,U.Som,Endoscopia,Tomografia, Ressonância etc.) mostram-se normais.Considerando-se todavia que o seu diagnóstico é atingido por exclusão de doenças orgânicas, torna-se necessário realizar alguns deles previamente, de maneira racional.