CONSTIPAÇÃO INTESTINAL

7 de agosto de 2015

CONSTIPAÇÃO INTESTINAL

O QUE É?
A constipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre é caracterizada pela diminuição da freqüência associada à dificuldade de evacuar, pois as fezes estão ressecadas, endurecidas, difíceis de serem eliminadas. Isto geralmente ocorre pelo reduzido conteúdo fecal e permanência prolongada destas no intestino
QUAIS OS PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS?
A principal queixa do paciente constipado é o endurecimento das fezes e o número reduzido de evacuações. Não é raro permanecerem uma semana sem evacuar.Eventualmente pode ocorrer a formação de fecaloma ( grande massa fecal dura e imóvel , que o paciente não consegue eliminar apenas com o esforço da evacuação).
Ocasionalmente surge a dor, provocada pelo esforço excessivo ao evacuar, acompanhada às vezes de sangramento e sensação de eliminação “insatisfatória ou incompleta”.
QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS?
Se a constipação intestinal não for tratada adequadamente, em longo prazo pode evoluir e gerar novas e eventualmente graves complicações para o organismo, como descritas a seguir:
Diverticulose – Saculações do revestimento interno do intestino através de suas paredes.
Hemorróidas-Dilatações tortuosas das veias na região anal que podem sangrar, além de causar incômodo e prurido, provocadas por fezes ressecadas e esforço exagerado ao evacuar.
Fissuras anais-Pequenos ferimentos no canal anal, lesado por fezes ressecadas e esforços ao evacuar, gerando dor, sangramento e ardência.
Câncer do intestino – A constipação intestinal também está relacionada com o aumento da incidência de câncer do intestino, em virtude da lentidão do trânsito intestinal e do conseqüente contato prolongado de substâncias cancerígenas encontradas nas fezes com a parede do intestino grosso, além da alteração da flora intestinal.
Portanto modificar o estilo de vida e especialmente aumentar a ingestão diária de fibras não trata apenas a constipação, mas pode prevenir e auxiliar no tratamento de outras doenças.
QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS?
Baixa ingestão de fibras e líquidos. Além delas, podemos considerar idade avançada, gravidez, obesidade, falta de exercícios, abuso de laxantes e vida sedentária.
DICAS PARA PREVINIR E TRATAR A CONSTIPAÇÃO INTESTINAL
1-Mantenha uma alimentação saudável, rica em fibras: frutas, verduras, legumes e cereais.
2-Faça refeições regulares (café-da-manhã, almoço e jantar) e alimente-se com calma, mastigando bem os alimentos.
3-Evite a ingestão em excesso de alimentos constipantes, tais com: massas com farinha refinadas á base de amido.
4-Beba líquidos em abundância. Inclua em sua dieta muita água e sucos naturais, na quantidade mínina de 1,5 litro diário.Vá ao toalete sempre que sentir necessidade.
Ao adiar esse momento as fezes podem se tornar ressecadas, endurecidas, dificultando a sua eliminação.
5-Evite o uso abusivo de laxantes, eles podem causar efeito irritativo ao intestino, sem regular sua função. Utilize-os apenas eventualmente, sob orientação médica.
6-Exercite-se com regularidade.Inicie caminhando, pedalando ou nadando, no mínimo três vezes por semana. Eleve o tempo progressivamente, respeitando seu condicionamento físico e cardiopulmonar.
Concluindo, a falta de atividade física regular, uso de medicamentos, o ritmo de vida acelerado sem tempo sequer para ir ao toalete, viagens prolongadas, a baixa ingestão de líquidos e principalmente a alimentação pobre em fibras são as causas mais comuns da constipação intestinal.

Postado em Palavra do Médico por admin