a) CUIDE BEM DO SEU ESTÔMAGO
1- Procure fazer as três refeições diárias, com horários regulares para desjejum, almoço e jantar.
2-Sempre que o intervalo entre suas refeições ultrapassar 6 horas, faça um lanche no meio desse período.
3-Coma devagar, mastigando bem os alimentos. O horário da refeição deverá ser também um momento de prazer.
7-Não mais se recomenda dieta à base de leite durante o tratamento de gastrites e úlcera.
Contudo, leite é alimento nutritivo e rica fonte de cálcio. Ingira-o com moderação evitando o seu uso abusivo. Embora ele provoque uma sensação imediata de alivio da queimação, o cálcio e proteínas são potentes estimulantes da secreção ácida do seu estômago, causando um aumento tardio da acidez e piorando a sensação de queimação. Você pode ingerir de 1 a 2 copos de leite por dia. Evite ingeri-lo antes de dormir, ou como tratamento sintomático do queimor no estômago.
😯 fumo causa úlcera, dificulta sua cicatrização e provoca maior número de recidivas. Deixar de fumar é o ideal, mas reduzir o número de cigarros já é um avanço.
9-Evite tomar AINES (aspirina, antigripais , analgésicos).
Atualmente, esses antiinflamatórios não-hormonais são a segunda maior causa de úlcera, superado apenas pela infecção de H.pylori. Muito cuidado com eles, freqüentemente utilizados em diversas ocasiões: gripe, inflamações e dores em geral. Muitos destes medicamentos ”atacam” seu estômago podendo provocar úlcera e gastrites ,além de dificultar seu tratamento. Converse com seu médico antes de usar estes medicamentos.
10-Evite frituras (pastéis, batatas fritas, coxinha e etc). e alimentos naturalmente gordurosos. Eles retardam a digestão e podem provocar refluxo. Prefira queijos brancos aos amarelos. Não se comprovou que os alimentos provoquem úlceras ou gastrites, no entanto é importante que você identifique alimentos que “não caem bem” no seu estômago e procure evitá-los. Doces concentrados, embutidos, alimentos muito condimentadas podem provocar-lhe sintomas, por isso devem ser evitados ou ingeridos com moderação.
11-Chá preto e chá mate possuem substâncias que estimulam o aumento da acidez gástrica e induzem o refluxo. Isto também vale para o café. Tomar um café depois do almoço e do jantar não vai lhe causar problemas. O que você deve evitar é ingerir inúmeros “cafezinhos” o dia inteiro. Evite-os principalmente à noite pois podem acentuar a insônia.
12-Não durma após as refeições. Aguarde pelo menos duas horas após qualquer refeição para deitar-se. Evite também aquele “lanchinho” antes de dormir.
13-Evite bebidas gasosas (refrigerantes, água com gás, etc.). Ingesta com moderação cítricos como laranja, limão ou abacaxi.
14-Bebidas alcoólicas devem ser evitadas. O álcool é um irritante da mucosa gástrica. Procure não ingeri-lo de estômago vazio.
15-Relaxe. No auxílio do seu tratamento busque fazer atividades prazerosas, aliviando o stress diário e melhorando sua qualidade de vida.