O QUE É O EXAME DE COLONOSCOPIA ?

7 de agosto de 2015

O QUE É COLONOSCOPIA ?
Antes de realizar qualquer exame médico mais complexo, o paciente deve conhecer quais seus benefícios e potencais riscos.Este texto foi elaborado objetivando informá-lo a respeito destes e de outros aspectos sobre o procedimento acima.
O exame de COLONOSCOPIA visa detectar possíveis alterações no seu intestino grosso e final do delgado que justifique os seus sintomas, bem como prevenir e detectar alterações tumorais ainda em fase inicial, portanto curáveis, e permite também afastar ou diagnosticar varias doenças intestinais como diverticulose, pólipos, doenças inflamatórias entre outras.
Consiste na introdução de um aparelho flexível (Colonoscópio) através do reto, sob sedação – a mesma da endoscopia, aqui com o auxílio do anestesista.Você realizará um exame confiável e tranquilo, para tanto serão administradas medicações sedativas através da veia antes de iniciá-lo.O objetivo é diminuir a ansiedade e desconforto, ajudando a realização do procedimento, tornando-o portanto totalmente indolor.
Trata-se de um exame seguro, porém, como todo procedimento médico associa-se alguns riscos. Complicações são incomuns e perfuração ou sangramento são raros nas colonoscopias diagnósticas. Inicialmente você realizará a colonoscopia apenas com objetivo diagnóstico.Neste caso, a incidência de complicações é muito baixa, variando de acordo com a literatura de 0,05%a 0,03% ( 3 a 5 / 1000).
Algumas vezes durante a colonoscopia são detectados pólipos, nódulos de crescimento anormais da mucosa, na maioria das vezes benignos, todavia correspondendo a lesões pré-malignas, precursoras do câncer de intestino, e a sua retirada (polipectomia/mucosectomia) durante o próprio procedimento evitará a sua evolução para maligna(câncer).Nesses casos, sangramento e queimaduras da parede ou perfuração do cólon ocorrem respectivamente em cerca de 2,0% e 0,5% dos casos, podem ser imediatas e controladas naquele momento ou tardias – até após 2 semanas.
Poderão também acontecer outras complicações relacionadas ao preparo ou à sedação tais como deshidratação, aspiração pulmonar, queda transitória da oxigenação sanguínea, alterações cardiovasculares etc. As complicações na colonoscopia/polipectomia,sobretudo as últimas citadas, geralmente não trazem maiores repercussões clínicas e são controladas rapidamente.Entretanto, podem ocasionalmente levar a necessidade de jejum prolongado ou mais raramente transfusão sangüínea, internação hospitalar ou até cirurgia.
Se você vai submeter-se a COLONOSOCPIA e ainda existem dúvidas, insegurança quanto ao mesmo, solicite previamente esclarecimentos adicionais ao médico endoscopista, ao anestesista na consulta pré-anestésica ou ao seu próprio médico assistente quem lhe solicitou o mesmo.
Um ótimo exame para você.

Postado em Palavra do Médico por admin